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Como planejar conteúdos inteligentes para suas mídias digitais

por | 29/02/2020 | Uncategorized | 0 Comentários

Todos nós sabemos o quanto é importante a realização do Content Marketing, ou seja, marketing de conteúdo para suas mídias digitais, e quando falamos de conteúdo, estamos falando de um conteúdo inteligente que atraia a atenção do seu público e que o leve a algum objetivo.

Muitas empresas acham que interagir nas redes é simplesmente publicar um “Bom Dia”, uma “Frase Motivacional” ou um “Feliz Páscoa” porém a maioria desses posts não possuem objetivo algum. Para que seja possível realizar um bom marketing de conteúdo é necessário que você possua algo que chamamos de linha editorial e é exatamente sobre isso que iremos falar nesse artigo. Vamos lá!

Mas o que é uma Linha Editorial

Linha Editorial é o nome utilizado para definir uma linha de conteúdos que vão se complementando a fim de levar o público a um objetivo específico. Esse conteúdo pode ser organizado de várias formas, pode utilizar uma planilha do excel, uma lista, um calendário ou até em um aplicativo para gestão de tarefas/projetos como por exemplo o Trello. Independente de qual plataforma escolher, nela você irá especificar as ideias de conteúdo que você tem para um artigo, post, vídeo, stories, entre outros, anotando as datas que você pretende publicar de forma que, numa visão geral, todos os conteúdos possam se complementar para levar o público a um objetivo, seja ele, comprar um produto, assistir a um vídeo, conhecer seu curso, site, etc.

Qual o prazo de uma linha editorial?

Depende muito de como você está se organizando, aqui na Virtual, por exemplo, nós realizamos as Linha Editoriais para nossos cliente por Trimestre, ou seja, já elaboramos todas as ideias que serão trabalhadas em posts, artigos, videos, etc, durante três meses. Claro que pode sofrer algumas variações, substituição de algumas ideias, porém de modo geral praticamente todas elas são desenvolvidas e publicadas no prazo pré-estabelecido. A frequência que você irá fazer sua linha e sua frequência de publicações depende muito do seu ramo de atuação, caso queira saber mais sobre isso solicite uma consultoria gratuita da nossa empresa que iremos te ajudar a definir pontos importantes para sua estratégia sem custo algum.

Como ter ideias de conteúdos?

Realmente as ideias são as mais difíceis rsrs, mas se você procurar inspirações na internet vai encontrar muita coisa legal que vai te dar um norte de tipos de conteúdos que você pode criar. Vou deixar algumas ideias de conteúdos, ou melhor dizendo, estilos de conteúdos que uma boa Linha Editorial precisa ter. São eles:

Conteúdos Técnicos

Conteúdos Técnicos se trata de ideias sobre áreas específicas do conhecimento do ramo em que a empresa atua, ou seja, um conteúdo mais profundo sobre determinado assunto que a organização domina.

Se você é uma loja de instrumentos musicais, por exemplo, pode produzir conteúdos específicos sobre características de cada instrumento, coisas que só você sabe sabe sobre ele, pois é algo técnico. Outro exemplo é se você trabalha com produtos de beleza uma ideia seria falar sobre como o produto reagi quando aplicado na pele, qual a formula do produto e o qual é a reação de cada componente, entre outros detalhes técnicos.

Esse conteúdo é importante para que você consiga demonstrar sua própria autoridade sobre o assunto e fazer as pessoas a confiarem em você. Geralmente as pessoas que se interessam nesse conteúdo são aqueles que já estão mais conscientizados sobre o assunto e consequentemente mais propensos a comprarem o seu produto.

Conteúdos de Cotidiano

Essas são bem importantes, são aquelas publicações mais despojadas, dos bastidores, mostrando a equipe da empresa trabalhando, fazendo brincadeiras. Você pode pensar que esses tipos de posts não tem importância, porém são extremamente importantes para humanizar a empresa e aproximá-la do seu público aumentando assim suas taxas de interatividade com seu público.

Ao fazer esse tipo de conteúdo você pode utilizar ferramentas como os stories do instagram, facebook, whatsapp para divulgar o seu cotidiano, isso irá trazer uma maior afinidade entre seus clientes e você.

Conteúdo de Provas Sociais

Fazer publicações de prints de mensagens que recebeu de alguém falando bem dos seus serviços, ou vídeos de depoimentos de clientes são importantes, pois seu público se identifica com a pessoa do post que você fez (que no caso é uma pessoa comum como ele) e dessa forma passa a gostar da sua empresa. Além disso você mostra que seu produto/serviço é aprovado por quem utiliza e quando as pessoas de fora da empresa falam o quão bom o produto é o público acredita com maior facilidade.

Conteúdos Ao Vivo (Lives)

Vídeos Ao vivo nas mais diversas plataformas disponíveis são importantes pois gera muita interação com seu público em tempo real, mostra que sua empresa dedica atenção ao seu público. Além disso o público que fica com você até o final da live está super interessado no que você tem a dizer provavelmente bem propício a comprar seu produto. Portanto quando for desenvolver sua linha editorial especifique um tempo para fazer vídeos ao vivo com seu público.

Conteúdos de Autoridade

Esse conteúdo de autoridade é bem legal, porém pode ser que a princípio você sinta uma maior dificuldade em produzi-lo, mas garanto que depois que começar vai ver que é bem mais fácil do que você imagina. Esses estilos de conteúdo se trata de vincular a imagem da sua empresa com pessoas ou figuras de autoridade na sua área, pois assim você transmite a autoridade daquela pessoa/figura para sua empresa/marca.

Há várias maneiras de realizar essa transferência de autoridade, seja convidando alguém renomado no assunto para participar de um podcast que você irá produzir, ou se você trabalha com um produto de de beleza por exemplo, uma boa opção é fazer um vídeo com um médico falando sobre a formula do produtos, componentes, etc. A ideia é transmitir a autoridade que essa pessoa tem para a sua empresa, qualquer coisa que associe sua imagem com uma figura de autoridade na sua área de atuação é válido.

Essas são algumas dicas de conteúdos que você pode desenvolver para o seu negócio, mas caso você não tenha muito conhecimento sobre o assunto ou sinta dificuldades em desenvolver essas ideias para o seu negócio, não deixe de solicitar uma consultoria gratuita da Virtual Publicidades.

Dica Bônus

Você também pode utilizar algumas datas comemorativas para usar como pauta e desenvolver alguns conteúdos de cotidiano que estejam relacionados àquela data, como por exemplo, tirar uma foto da sua equipe tomando café no dia do café! Você pode ver todas as datas comemorativas existentes nesse site: https://www.datascomemorativas.me/

Gostou do conteúdo? Compartilhe e comente para que possamos lhe oferecer cada vez mais conteúdos sobre esses assuntos. Abraço e até mais…

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