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Venda concluída? O trabalho não acabou!

por | 18/02/2020 | Uncategorized | 0 Comentários

É sempre bom realizar uma venda não é mesmo? Porém deve se ter em mente que após a venda realizada o trabalho não terminou! É preciso encontrar maneiras de manter o cliente conectado com o seu negócio comprando mais de uma vez e assim aumentar o consumo por usuário, reduzindo seus custos para aquisição de novos clientes.

A meta agora é fazer o seu cliente comprar novamente de você, é claro que dificilmente ele irá comprar o mesmo produto que já comprou, a não ser depois de um longo período de tempo se caso o produto não ficar absoleto até lá, porém é possível vender produtos complementares ao seus clientes, ou até mesmo o mesmo produto, porém aperfeiçoado, que é o caso que ocorre com as empresas de celulares que em um curto espaço de tempo já estão lançando celulares cada vez melhores, aperfeiçoados, etc.

Além dessas estratégias de produtos que acabei de citar, é possível utilizar inúmeras outras, como por exemplo vender assinaturas junto com a primeira compra, entre outras. Fato é que uma empresa precisa aproveitar ao máximo o cliente que chegou até ela, pois se você acompanha nossos conteúdo já deve saber que não tão é fácil e barato trazer um cliente para comprar de você não é mesmo?! Aqui esta uma planilha para calcular o custo de seu marketing e o CAC, Custo por Aquisição de Cliente.

Todo o processo de fazer o lead chegar até você na maioria das vezes custou tempo, dinheiro e uma imensa estratégia de marketing, portanto é EXTREMAMENTE importante fidelizar esse cliente pelo maior tempo possível. É fato que nenhum cliente é eterno e uma hora ele poderá ir embora, porém é importante que ele fique pelo máximo de tempo possível com a sua empresa e esse período que o cliente passa na sua empresa é chamado de Lifetime Value (Clico de Vida do Cliente). Vejamos abaixo algumas estratégias que as empresas geralmente utiliza na hora de trabalhar a retenção do cliente:

Produtos de Recorrência

Produtos de recorrência são aqueles que se repetem com uma certa frequência (recorrência), como por exemplo, um contrato com uma academia, um curso, plano de saúde, assinatura de uma programação de Televisão, entre outras. Vou deixar aqui uma matéria bem interessante sobre este assunto recomendo a leitura (clique aqui). Como já citamos um pouco na introdução do texto isso é importante porque você consegue garantir que seu cliente permaneça com você durante um longo período e durante esse período você também pode vender muitas outras coisas a ele que estejam correlacionadas. É uma ótima estratégia que, se houver possibilidade, você poe utilizar.

Cupons de Descontos para próxima compra

Esse a maioria das empresas utilizam, são descontos que funcionam de “incentivos” que o cliente geralmente recebe por e-mail ao efetuar a primeira compra para que eles voltem a comprar novamente e então poder usufruir desse desconto recebido, é uma estratégia simples, porém eficaz que pode lhe trazer grandes resultados.

Cartão de Crédito

As empresas de varejo utilizam muito esse recurso, se trata de dar um cartão de crédito da própria loja com um limite e formas de pagamentos facilitadas se o cliente comprar por ele, assim, as chances de que esse cliente que comprou hoje também volte novamente para comprar futuramente uma vez que já possui um relacionamento e a facilidade do cartão é bem maior.

Venda cruzada

Também é importante que quando seu cliente comprou algo você possa apresentar pra ele alguns produtos que complementam (produtos similares) conforme já citamos nesse artigo. Mesmo que ele não compre no momento, porém com uma boa campanha de remarketing nas redes sociais, por exemplo, é capaz de fazê-lo comprar esse produto que irá “complementar” o que ele já comprou.

Enfim, são inúmeras estratégias que você pode utilizar, faça bom proveito dessas dicas e aproveite para navegar em nosso blog e descobrir novidades em Marketing Digital.
Nós podemos lhe ajudar com seu marketing. Deseja receber uma consultória gratuita? Acesse aqui.
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Ah e compartilhe essas dicas com alguém que você sabe que irá se interessar! Grande abraço, até mais…

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